quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Saindo hoje da universidade me deparei com uma representação na Plaza Universidad em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Uma das coisas que eu mais gosto aqui em Barcelona é respirar manifestações de todas as classes, por todos os lados. 
Eu realmente fiquei emocionada com o que essas mulheres estavam mostrando ao público, a uma sociedade ainda tão machista e carente de voz e reivindicações. 

Me acordé muchísímo de la puesta en escena de Fueteovejuna, realizada por Emilio Hernández (1999). Tuve la oportunidad de ver a este montaje gracias al Centro de Documentación Teatral (CDT), que disponibiliza a los investigadores y a la comunidad interesada en el Teatro sus grabaciones, una manera importantísima de mantener vivo el trabajo de tantos actores y dramaturgos, que a lo largo de los años podrían caer en el olvido. Bueno, pero voy a lo he venido ;) Aquí cuelgo algunas fotos de lo que he visto esta tarde:



No centro estavam algumas mulheres caracterizando o universo feminino (prostituta, muçulmana, encanadora, empregada doméstica, estudante, entre outras). Elas começaram a armar caixas de papelão, que representavam as suas obrigações diárias como mulher, obrigações estas impostas por uma sociedade machista, que perdura ainda em tantos contextos sociais.


Depois de armarem todas as caixas, elas as destruíram.


Tradução: "Temos bastantes palavras para mudar o mundo". 
Ou seja: Temos Voz!


E por último, havia uma manifestação das empregadas domésticas, trabalhadoras que somente agora estão começando a ter os seus direitos reconhecidos aqui na Espanha. É, eu sei! Um absurdo!


Enfim, é só um dia simbólico, mas eu queria deixar aqui registrado o meu Feliz Dia da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário